quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Por um transporte público de qualidade! Pesquisas comprovam caos no transporte de Belém

Pesquisa indica deficiências no transporte público

Estudantes da UEPA verificaram que o transporte público de Belém apresenta deficiências por não ser adaptado às características e às necessidades da cidade. Com a pesquisa “Análise de qualidade do ar e conforto térmico nos meios de transportes públicos”, eles chegaram à conclusão de que o conforto térmico nos coletivos é normalmente dificultado pela excessiva umidade do ar e as elevadas temperaturas da cidade.

“Em 95% dos casos, a temperatura encontrou-se acima do limite da faixa de conforto térmico. Em apenas 52% dos casos, houve ventilação suficiente para baixar a sensação térmica para padrões aceitáveis na zona de conforto”, argumentam os estudantes. “Medidas para redução da umidade ambiente e diminuição de temperatura poderiam ser adotadas através de um sistema de refrigeração interno, entretanto, investimentos como esses certamente resultariam em aumento na tarifa de transporte, assunto muito delicado quando se fala do principal meio de locomoção da massa populacional de Belém”, concluem.

O transporte público de passageiros é o meio de transporte mais utilizado no Brasil e que movimenta os maiores contingentes populacionais, pela regularidade dos serviços ofertados, valor das tarifas e pela acessibilidade. Os habitantes de regiões urbanas passam aproximadamente 7% do seu tempo diário em meios de transporte e em Belém não é diferente. No entanto, os meios de transporte devem ser adaptados às características e necessidades da cidade.

A pesquisa será apresentada durante a 16ª edição do Congresso Brasileiro de Meteorologia, que será realizado em Belém, entre os dias 13 e 17 de setembro de 2010. As informações são da
Sociedade Brasileira de Meteorologia.

Fonte: Diário do Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário