terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Nota de Solidariedade da ADUFPA e ANDES


O setor da construção civil no Brasil é um dos mais dinâmicos da economia, tradicionalmente empregando muita mão-de-obra. Não é à toa que o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil do Pará é um dos mais atuantes do Brasil na defesa de sua categoria.
Agora, diante de mais uma tragédia do setor em Belém, que abalou toda a cidade, com vítimas fatais e com enorme número de prejudicados na vizinhança, o ANDES- Sindicato Nacional, por meio de sua Secretaria Regional Norte 2 e a ADUFPA – Associação dos Docentes da UFPA, vem a público prestar solidariedade a todos os envolvidos direta e indiretamente na tragédia, que volta a se repetir em Belém.
O Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil, parceiro do ANDES na CONLUTAS, tem sido incansável na sua luta pela proteção aos operários nas obras e não se cansa de denunciar o descaso das construtoras com a segurança de seus operários. A imposição de ritmo de trabalho frenético exige horas-extras, especialmente aos sábados, que nem sempre são pagas.
O setor da construção civil foi um dos que mais lucraram no último ano, mas ainda assim traz condições irregulares na construção de suas obras.
Motivadas apenas pelo lucro, estas grandes construtoras não dão a importância devida para a segurança dos trabalhadores e da população. Quando as tragédias ocorrem, pode-se afirmar que não é por falta de alerta e de denúncias do Sindicato.
Reiteramos nosso apoio ao trabalho dos companheiros e nossos pêsames a todos os que sofreram com a tragédia de Belém. Solidarizamo-nos com suas dores e com a exigência de que sejam apuradas as irregularidades e reparados os danos responsabilizando os culpados.
       Andes - Secretaria Regional Norte 2  e ADUFPA-SSind

Nenhum comentário:

Postar um comentário