quinta-feira, 9 de agosto de 2012

TROPAS DE CHOQUE DA GUARDA MUNICIPAL FEREM ESTUDANTES QUE PROTESTAVAM CONTRA O AUMENTO DA PASSAGEM DE ÔNIBUS



Fonte: Jornal O Liberal

Mais de 400 estudantes que protestavam contra o aumento da passagem de ônibus foram recebidos com bala de borracha e bomba de gás lacrimogêneo pela Guarda Municipal de Belém. O confronto aconteceu em frente à prefeitura por volta das 10h30 da manhã de hoje quando os estudantes faziam um ato contra o aumento da passagem de ônibus, em Belém.
O protesto começou às 8h30 com concentração na escadinha da Estação das Docas, próximo ao Ver-o-Peso e um segundo ponto de concentração em frente ao Colégio Ulysses Guimarães, na Av. Gov. José Malcher. As duas passeatas se encontraram na Av. 16 de novembro e fecharam a rua, interrompendo o tráfego por alguns minutos, como conta a estudante, da Juventude do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), Andréa Neves: “Nós fechamos a rua por algum tempo e depois resolvemos ir para a frente da prefeitura pedir uma audiência com o Duciomar, foi aí que a polícia começou a atirar e os secundaristas começaram a jogar pedras neles”, conta. Segundo a estudante, vários comerciantes fecharam as lojas com medo das balas e do forte cheiro.
Segundo a estudante da UFPA, Joice Souza, os tiros atingiram pelo menos dois estudantes: “Os dois foram atingidos por bala de borracha, um muito grave na perna e outro no braço, e outro foi atingido na cabeça por uma pedra”, explica. Ainda segundo ela, os tiros e bombas foram atirados pela Guarda Municipal enquanto o ato acontecia, sem nenhum ato de vandalismo. Um dos estudantes atingidos foi Airton Moraes, da Assembleia Nacional dos Estudantes Livre – ANEL.
Cleber Rabelo, candidato a vereador pelo PSTU, esteve pela manhã prestando em apoio a luta contra o aumento da passagem, denunciou mais uma vez as irregularidade das Obras do BRT. Denunciou ainda, a expectativa de demissão de mais de 1.200 rodoviários, que ficariam sem emprego com a implantação do novo sistema. Cleber reivindicou passe livre para estudantes e desempregados e defendeu a reestatização do sistema de transporte na capital. O candidato saiu do ato por volta das 10h da manhã para cumprir tarefas da sua agenda eleitoral.
Ao saber da notícia do confronto, Cleber qualificou a violência da Guarda Municipal como uma ação criminosa, comandada pela Prefeitura de Belém, do Duciomar Costa (PTB), “é uma desrespeito aos estudantes e a população em geral, não podemos aceitar que o prefeito homologue um aumento absurdo e ainda mande reprimir os estudantes e o povo que estão lutando. A realidade é que o prefeito defende tudo para os empresários e o BRT, e Bombas e balas de borracha para os estudantes. Esse é o governo do Duciomar Costa!”.
Tarifa – A passagem do ônibus em Belém sofreu um reajuste de 10% quando o prefeito Duciomar Costa homologou, no dia 1º de agosto, um aumento de R$ 2,00 para R$ 2,20, o que, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – DIEESE, representa 16% do salário mínimo e não é condizente com a situação econômica da população.
Os estudantes entraram, na semana passada, com uma ação no Ministério Público Estadual contra o aumento e estão aguardando o retorno do órgão. No documento, eles afirmam que o aumento colabora com a evasão escolar já que muitos pais não tem como pagar o transporte dos filhos e não condiz com a precária realidade do transporte público de Belém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário