quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Não há provas contra os operários presos em de Belo Monte; é o que constata a comissão da CSP Conlutas que está em Altamira-PA


Por, Emiliano de oliveira, de Altamira (PA).



Os cinco operários presos na delegacia da Policia Civil de Altamira, apontados pelo Consórcio Construtor Belo Monte (CCBM) como responsáveis pela revolta ocorrida entre os dias 10 e 12 no interior dos canteiros de obras receberam, pela manhã desta quarta-feira, a visita da Comissão da CSP-Conlutas - Central Sindical Popular.
Entre os membros da Comissão estão à advogada da Central, Anacely Rodrigues, o diretor do – Sindicato dos Trabalhadores da construção Civil de Belém, Sandro Carvalho e o vereador , recentemente eleito em Belém, Cleber Rabelo, do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado – PSTU, também operário da Construção Civil.
Hoje, dia 20, logo no inicio da manhã a comissão se deslocou até o Fórum Criminal de Altamira, lá tiveram acesso ao processo criminal em que os trabalhadores são acusados de incêndio, formação de quadrilha e dano ao patrimônio; Para a comissão da CSP-Conlutas constatou-se que, até agora, trata-se apenas acusações, pois não existe nenhuma prova concreta que incrimine esses operários.
“No processo o que existe são fotos que não comprovam a presença de nenhum dos operários presos e o depoimento de um “chefe da administração da empresa” acusando de forma unilateral esses trabalhadores, sem ter como provar que são eles os autores de qualquer ação das quais estão sendo acusados. Como se vê  isso é uma grande injustiça”, disse Cleber Rabelo.
Depois de ter acesso ao processo a Advogada da CSP-Conlutas,  Anacely Rodrigues, conversou com a Juiza da 3ª Vara, Drª. Gizely, e solicitou que tentasse agilizar a apreciação do pedido de liberdade provisória feito pela Defensoria Publica do Estado; Em seguida a comissão foi até a Delegacia de Policia e conversou com os operários que se encontram presos já há 8 dias.
A Advogada da central, Anacely Rodrigues, afirmou que os trabalhadores que se encontravam muito desamparados, sem nenhuma informação sobre suas situações, e que essa visita foi um momento muito emocionante para a Comissão e para os trabalhadores que receberam o apoio e a solidariedade de classe da CSP-CONLUTAS, do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Belém e do Vereador eleito Cleber Rabelo do PSTU.
A visita da Comissão constatou que os trabalhadores foram desamparados pelo SINTRAPAV, sindicato que diz ser o representante legal dos trabalhadores da construção da Hidroelétrica de Belo Monte. “A CSP-Conlutas intensificará sua luta pela libertação imediata desses trabalhadores. A princípio pode-se ver que a maior possibilidade é que tudo não passa da tentativa do CCBM de criminalizar a luta dos operários”, afirmou Sandro, do Sindicato dos trabalhadores da Construção de Belém.
Os cinco trabalhadores presos são: Ernesto, de Ji-Paraná; Eliseu, de Breu Branco; Mateus, de Barcarena; Odivaldo e Raimundo, de Belém. “As provas contidas nos altos não provam nenhuma das acusações feitas aos operários” disse a Advogada Anacely Rodrigues, pertencente a Central.

Nenhum comentário:

Postar um comentário