segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Cleber vai à Terra Firme divulgar primeira plenária do mandato



Durante a manhã de ontem (17/02), enquanto a maioria dos políticos aproveitava o final de semana nas mais diversas praias de Belém, Cleber Rabelo foi às ruas divulgar a primeira Plenária de seu mandato operário e socialista. Passando pelas principais ruas e mercados da Terra Firme, um dos principais bairros operários de Belém, Cleber e militantes do PSTU entregaram boletins do mandato convidando trabalhadores e trabalhadoras a participar da plenária e coletaram assinaturas para o abaixo assinado que propõe a redução dos salários do Prefeito, vice-Prefeita e Vereadores de Belém, encabeçado pelo vereador. 
Receptividade

Durante a caminhada, nas falas realizadas ao carro-som e em conversas com a população percebeu-se o clima entre os moradores do bairro. Abraços carinhosos, apertos de mão, banners da época da campanha que ainda resitiam nas paredes das casas dos eleitores e muitos “ainda bem que voltastes” marcaram a visita deste domingo. Mas quando os moradores eram informados dos altos salários dos políticos e de todas as suas mordomias, era a perplexidade que reinava. “É um absurdo que o salário mínimo de um trabalhador seja R$678,00, enquanto eles ganham tudo isso! R$14.000 só de ticket alimentação é uma afronta a quem, hoje, mal consegue comprar seu açaí e sua farinha!”, dizia dona Luíza, moradora do bairro há dez anos. Para Cleber, essa indignação é mais do que compreensível, necessária. E já mostra sua face no número de assinaturas coletadas: “Só neste pequeno espaço de tempo, conseguimos coletar 150 assinaturas. Se cada um pegar uma folha, falar com família, vizinhos, amigos... vamos longe. Até porque, eu, sozinho, não vou conseguir nada. Mas com o respaldo da população podemos encostar os vereadores na parede!”, disse. 

Alameda Amazônia: esse rio é minha rua? 
Mas além de uma atividade de mobilização, a panfletagem também foi um espaço para denúncia das condições precárias de moradia e saneamento do bairro. Só na Alameda Amazônia, rua em que os moradores apoiaram em massa a campanha de Cleber, o descaso com infraestrutura urbana e saneamento é sentido diariamente e “nem precisa ter chuva forte”, segundo moradores. Passados quatro dias após a chuva que alagou toda a cidade (no dia 13/02, quarta-feira), os moradores da Alameda Amazônia ainda tinham que se equilibrar em pedras para não pisar na água acumulada.  
Neste ponto, Cleber fez uma fala denunciando a campanha enganosa de Zenaldo Coutinho. “Até o dia 4 de fevereiro, Zenaldo disse já ter recolhido cerca de 25 mil toneladas de lixo. Depois, no período do carnaval, onde nós sabemos que as unidades funcionam menos, ele afirmou  ter recolhido mais 116 mil toneladas. Mas o que vemos é isso. O prefeito infla os números para mostrar trabalho e pinta uma Belém que não existe!”, disse. 

Reunindo com moradores 
Após a pequena vistoria, Cleber se dirigiu à casa do operário da construção civil, recém-filiado ao PSTU, conhecido como Capim. Cerca de 26 pessoas participaram da conversa, entre trabalhadores e militantes do partido. Cleber, então, falou de um segundo projeto que também será discutido na plenária, que é a questão habitacional. “Como vocês sabem, a questão de infraestrutura e saneamento é muito problemática em Belém. É o que vemos aqui, na prática. (...) O que queremos nessa plenária é discutir com vocês um plano de construção de casas populares para as famílias de baixa renda inferior e avançar na construção de um projeto de lei sobre moradia popular”.
Para Capim, a ideia da plenária é muito boa por deixar os trabalhadores cientes do que está se passando dentro da Câmara, por fazer com que eles participem das ações e decisões do mandato e se colocou a disposição para ajudar com a coleta de assinaturas para o abaixo-assinado: “Pode contar com a gente pra passar abaixo assinado e apoiar o mandato. Mas o que eu gostaria era que você olhasse para essa questão da moradia, mesmo. Porque, pelo visto, é mais fácil nós sermos atendidos por São Pedro do que pelo Zenaldo”, afirmou.
Ainda assim, Celeber se comprometeu a enviar um ofício à Secretaria Municipal de Saneamento para providenciar a limpeza e desobstrução dos bueiros e a requalificação do sistema de drenagem e esgotamento sanitário da Alameda Amazônia.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário