quarta-feira, 27 de março de 2013

Cleber Rabelo participa de assembleia em defesa dos Educadores no Pará.



   Vereador Cleber Rabelo (PSTU) participou agora pela manhã (27/03) da Assembleia extraordinária convocada pelo Sintepp (Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública do Pará) na pauta estavam discussão da portaria de nº 001/2013 Gov. Estado (Portaria de Matrícula), a aplicação da Lei do Piso, jornada de trabalho de 1/3 de hora pedagógica, além da mobilização da categoria para participação da marcha Brasília no próximo dia 24 de Abril.

De acordo com a proposta do Governo Estadual implemantada pela "Portaria de Matrícula" as turmas só
poderão começar quando tiverem pelo menos 40 alunos matriculados. De acordo com Abel Braga, coordenador do Sintepp e membro da CSP-Conlutas, o Pará é o único estado da federação que trabalha em regime de hora/aula e a portaria ataca diretamente os professores, pois a redução de turmas e o aumento de alunos está acarretando o rebaixamento dos salários, uma vez que, a maioria dos professores já está perdendo carga horária.

Já, Josianne Quemel, do coletivo Luta Educador (filiado a CSP-Conlutas) denuncia que de acordo com o Conselho Estadual de Educação, as salas de aula devem ter no mínimo 1,25m² por aluno e que a maioria das escolas não seguem esse padrão. "Esse drama leva à inúmeros problemas estruturais, aumentando a evasão escolar, consequentemente diminuido o número de turmas e quem paga a conta são sempre os trabalhadores em especial a categoria que tem salário móvel e que pode ser rebaixado de ano a ano. Pois dependemos da formação de turmas e todo início de ano letivo ocorre essa situação de insegurança.

Cleber Rabelo que também saudou à assembléia defendeu a redução da obrigatoriedade de matrículas para 25 alunos por turma conforme prevê a LDB da Educação. Segundo o vereador essa medida tem levado ao fechamento de turmas nas principais escolas de Belém e levando cada vez mais ao sucateamento da educação no município e no estado. Cleber também defendeu o cumprimento da lei 7.442/10 que institui o Plano de Cargo, Carreira e Remuneração do magistério. De acordo com o parlamentar é necessário que seja garantido 20% de Hora Pedagógica para as atividades extra classe.

O parlamentar finalizou convocando todos os trabalhadores e trabalhadoras presentes à irem à marcha Brasília  no próximo dia 24 de Abril, exigir do governo Dilma a não aprovação do PL que defende o ACE (Acordo Coletivo Especial) e a anulação da reforma da previdencia de 2003 apravada com a compra de votos pagos com dinheiro do mensalão. "Esse é um momento muito importante pra nossa classe, todos esses ataques que o governo estadual está fazendo conosco é também reflexo de uma política deliberada por Dilma para retirar direito dos trabalhadores, e nós precisamos dar uma reposta à isso. É preciso que o geverno federal também exija o pagamento do piso nacional e garantir melhores condições de trabalho para garantirmos melhorias na educação de nosso país". - Conluiu.


#assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário