quarta-feira, 13 de março de 2013

Vereadores fazem visita surpresa para fiscalizar a saúde em Belém


O vereador Cleber Rabelo (PSTU) participou na manhã de hoje (13) de uma diligência para fiscalizar a situação da saúde nos postos e prontos socorros da capital. A iniciativa de diversos vereadores visa fazer uma radiografia da situação da saúde em nosso município. Integram a comissão também os vereadores Dr. Chiquinho, Fernando Carneiro e Marinor Brito (PSOL), Moa Moraes e Sandra Batista (PCdoB) e Iran Moraes (PT).
                                                   Vereadores na porta HPSM Guamá
A primeira visita feita pela comissão foi na Unidade de Saúde da Terra Firme, localizada na Trav. São Domingo. Segundo moradores do bairro, a falta de médicos como Clínico Geral, nutricionistas, geriatras e ortopedistas são constantes. Mas além da falta de médicos, a falta de aparelhos para realização de exames e medicamentos também compõem a dura realidade da população que necessita de atendimento. Dona Lúcia Pereira, 53, reclama que “na maioria das vezes não tem nem aparelho para medir pressão e sequer luva para a realização dos exames”. Já a senhora Maria Gomes, 45, afirma que a falta de medicamentos para distribuição nos postos, fazem com que ela deixe de comprar a comida para poder comprar os remédios que necessita.
Enquanto isso, a jovem Tereza Silva, 25, que aguardava na fila da farmácia, teve que pedir ajuda ao vereador Cleber para ter seu pedido entregue. Ela aguardava na fila para pegar um Paracetamol (remédio para febre e dor de cabeça) para a filha, de 3 anos, que estava em seu colo. Tereza afirma que diversas vezes tentou buscar o remédio, mas não havia no estoque. “No início desse mês chegou o remédio, mas a atendente da farmácia alegou que não poderia conceder por que a receita estava fora do prazo de validade e que eu deveria entrar na fila para ser consultada novamente”, desabafou.  Procurada pela comissão de vereadores, a atendente não foi encontrada para dar explicações.
O quadro encontrado no Hospital Pronto Socorro Humberto Maradei (PSM do Guamá) é ainda mais estarrecedor. A falta de médicos, enfermeiros, equipamentos e remédios aliada à espera, no corredor, de pacientes para serem atendidos (pacientes diagnosticados com tuberculose misturados com pacientes com AIDS e pacientes com trauma) configuram um verdadeiro caos. Daiane Silva, 22, afirma que avó sofreu um AVC na manhã de ontem, no município de Barcarena. Lá, foi diagnosticada e transferida para o PSM, mas até o momento encontra-se na sala de observação sem medicamento, por falta de leito.
Segundo o diretor do hospital, no PS do Guamá não há sequer ambulância. O aparelho de raio- X está quebrado há mais de 10 anos e nesse período já foi soldado duas vezes. Ele também afirma que já ocorreu caso da máquina cair em cima do paciente durante o exame. Enquanto isso, remédios caríssimos apodrecem em um galpão alugado por 6,7 mil reais. 
O vereador Cleber Rabelo lamentou as constatações percebidas nos locais e se comprometeu a cobrar providências: “Estamos fazendo hoje essa visita surpresa para constatar o que a população nos denuncia todos os dias nas ruas. Isto é um absurdo completo. Não podemos aceitar essas coisas e não fazer nada. A antiga gestão da Câmara sabia de tudo isso e foi totalmente conivente com o ex-prefeito Duciomar, que detonou a saúde do município. É um crime o que está acontecendo aqui: até leite com larvas foi encontrado pela nutricionista! A alimentação é fornecida pela empresa Qualichef que, de acordo com reportagens veiculadas na imprensa, é ligada direta ou indiretamente a Carlinhos Cachoeira”, argumentou o parlamentar. “O nosso papel é investigar e fiscalizar os recursos e serviços públicos. Precisamos apurar quem são os criminosos que deixaram com que essa situação chegasse a esse ponto e prende-los”, finalizou Cleber Rabelo.
Segundo os vereadores, as visitas serão surpresas e continuarão a acontecer em mais postos e hospitais da cidade. Elas serão relatadas, documentadas e farão parte das investigações para identificar as irregularidades.

Veja algumas imagens abaixo:
                                                População denuncia o caos da Saúde
                                          Tereza Silva, aguardava para pegar o remédio
                                              População sendo atendida no corredor
      Maquina de Raio X tem 10 anos, solda já não aguenta mais, risco de cair a qualquer momento
                                         Rachaduras fazem parte do dia a dia do hospital
                       Vereadores reunidos com a direção do hospital para cobrar explicações

Nenhum comentário:

Postar um comentário