domingo, 14 de abril de 2013

Câmara Municipal discute dos desafios da educação infantil no município.


     No ultimo dia 12/04 (sexta-feira) ocorreu na Câmara Municipal de Belém uma sessão especial, proposta pelo Vereador Cleber Rabelo (PSTU) para tratar dos desafios da Educação Infantil no município de Belém.
     O vereador Cleber Rabelo, presidiu a sessão, que contou com a presença da Sr.ª Kely Salomão Diretora Geral da SEMEC; Gisele Freitas – representando o Mov. Mulheres em Luta; Ana Tancredi – Diretora do ICED/UFPA; Celi Bahia – Faculdade de Educssoação/UFPA; Nely Cecília Barreto  – Secretária de Educação do Município; Maria Célia – Coordenadora de Educação Infantil da SEMEC e a representante do Fórum de Educação Infantil do Pará.
     Na pauta da discussão estava a deficiência que o município de Belém tem no atendimento da educação infantil no município, principalmente no quesito creche. De acordo com os dados apresentados pelo vereador, Cleber, Belém possui somente 35 creches municipais para atender a grande demanda de mães que precisam trabalhar para sustentar a casa. Para conseguir colocar os filhos em segurança enquanto trabalham, mães e pais têm de contar com a sorte de ganhar uma vaga em alguma creche mantida por uma instituição filantrópica como a Igrejas ou centros comunitários, locais que muitas vezes funcionam sem profissionais da educação qualificados para lidar com crianças.
     Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 2008 (PNAD), realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no Brasil, temos quase 84,5% das crianças fora das creches. Na Região Norte, são 91% e em Belém 85,2% das crianças de 0 a três anos não freqüentam creches.
     Para Giselle Freitas do Movimento Mulheres em Luta, o descontentamento e a decepção tomam conta da grande maioria de mulheres da classe trabalhadora. Em sua fala Giselle sinalizou que a discussão feita ainda está distante de ser levada a sério pelos governantes de nossa cidade e do nosso Brasil.
     Ela lembrou que durante a campanha eleitoral, muitos candidatos ofereceram-se para está na linha de frente para construção de creches no município de Belém entretanto, passado as eleições vereadores e prefeito de Belém abandonaram seus programas. “durante as eleições, muitas promessas e depois só enganação. Nossa educação infantil não é levado a sério, nem mesmo é discutida por quem deveria discutir. O reflexo disso é a ausência massiva dos vereadores durante a sessão”  que contou apenas com vereador Cleber Rabelo e com os representantes da sociedade civil.
     Para a professora Drª Ana Tancredi, a educação do município está claramente divida em duas camadas os mais pobres que ficam tentando a sorte todos os dias para conseguir uma matrícula para seis filhos nas creches. Do outro lado encontram-se as famílias com poder aquisitivo bem maior que tem condições de pagar e conseguem colocar seus filhos em escolas particulares.

     Para ela a deficiência também está no tratamento dado aos professores no município e no estado em Belém, a não realização de concursos públicos coloca em evidência a precarização da educação que muitas das vezes fica sobre carregado e não tem condições de atender as demandas da população.
Para o vereador Cleber, os 85,2% das crianças de zero a três anos que não frequentam creches, devido a falta de creches e a falta de compromisso com a população. Ele lembrou que essa é uma das grandes necessidades das mulheres da classe trabalhadora, que as dificultam inclusive permanecer nos empregos, por não terem com quem deixar seus filhos. De acordo com Cleber, o Brasil possui um déficit de 70.000 creches para atender as crianças 0 a 3 anos. E ressaltou que o governo federal havia comprometido se com a construção de 6.427 creches, mas que também não havia cumprido.
     Segundo a secretária de educação do município o órgão ainda não possui os dados evidentes sobre a real situação da educação no município, e utilizam dados de 2008 ela alegou ainda que a culpa desse caos na educação era do governo anterior. Entretanto não apresentou proposta de solução para os problemas.
     De acordo com os encaminhamentos da mesa foi formada uma rede de comunicação entre os participantes do evento com vista realização de pesquisas para implementação de um projeto piloto para reorganização da educação infantil no município. Além disso, foi encaminhada a construção de novas creches com recursos vindos do governo federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário