sábado, 22 de junho de 2013

CARTA DE REPÚDIO A REPRESSÃO POLICIAL DURANTE MANIFESTAÇÃO EM BELÉM (PARÁ) E SOLIDARIEDADE AOS FAMILIARES DA TRABALHADORA CLEONICE VIEIRA DE MORAES


Nós, dos Movimentos Sociais e partidos políticos de esquerda, viemos a público manifestar total indignação e repúdio contra a ação criminosa das forças policiais que vitimou a trabalhadora Cleonice Vieira de Moraes, 54 anos, durante manifestação, no último dia 20 de junho de 2013, em Belém (Pará). 

Cleonice trabalhava na limpeza noturna de Belém e estava em sua jornada, quando foi surpreendida pela repressão da polícia e, junto com outros trabalhadores, escondeu-se dentro do bondinho, que fica localizado na região do comércio de Belém, próximo à Prefeitura. Uma bomba foi atirada pela polícia militar dentro do bondinho. A trabalhadora inalou o gás lacrimogênio e passou mal, foi levada à unidade de saúde, mas sofreu três paradas cardíacas e foi a óbito na manhã dessa sexta-feira (21). 


É inadmissível que esses trabalhadores não tenham sido liberados de suas atividades durante o protesto. Também é absurda a irresponsabilidade da polícia militar, que além de reprimir com violência o protesto da sociedade civil, agiu indiscriminadamente sem preocupação com a vida e segurança dos trabalhadores, vendedores ambulantes e demais pessoas que nem estavam participando da manifestação.


Exigimos uma apuração séria do poder público no sentido de punir os culpados pela morte de Cleonice. Estado e Município tem total responsabilidade com essa ação e devem amparar a família nesse momento de perda. O prefeito da cidade, Zenaldo Coutinho, e o governador do Estado, Simão Jatene, também devem prestar conta à sociedade pela ação violenta e excessiva da polícia militar e da guarda municipal de Belém.


É com muito pesar que lançamos essa nota, pois defendemos a liberdade de manifestação civil e repudiamos a ação criminosa da polícia. A morte dessa trabalhadora não foi fatalidade, foi fruto de um ato de violência do Estado e deve ser tratado como tal. Assim como aconteceu com Cleonice, pode acontecer com qualquer outro manifestante ou cidadão comum que seja pego de surpresa durante ações desse tipo.


Solidarizamo-nos aos familiares e amigos de Cleonice Vieira de Moraes e afirmamos que não nos calaremos! Vamos denunciar esse fato em todas as esferas do país e não esqueceremos até que todos os culpados sejam punidos! Cleonice Vieira de Moraes, presente!

Assinam essa carta:
Rádio Comunitária Resistência FM, MST, Via Campesina, CSP-CONLUTAS, Mandato Vereador Cléber Rabelo, PSTU, ANEL, Consulta Popular, Levante Popular da Juventude, Sindicato dos Radialistas do Estado do Pará, Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil, SINDTIFES - Sindicato dos Trabalhadores das IFES, mandato vereador Fernando Carneiro – PSOL, SINTPREVS - Sindicato dos Trabalhadores da Previdência e Assistencia Social, SINTEPP - Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Pará, MLP - Movimento Luta Popular, Movimento Xingu Vivo Para Sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário