sexta-feira, 14 de junho de 2013

CMB envia votos de protestos à SETRANSBEL contra o aumento da tarifa de ônibus

     O requerimento do vereador Cleber Rabelo (PSTU) solicitando o envio de votos de protestos da CMB ao Sindicato das Empresas de Transporte Público no Município de Belém (SETRANSBEL) contra o aumento da tarifa de ônibus foi aprovado por unanimidade. O requerimento foi apresentado devido à declaração do atual presidente da SENTRANSBEL, Sr. Paulo Gomes, ao jornal O Liberal no qual anunciava a intenção de solicitar reajuste da tarifa de transporte municipal em breve. Para o vereador Cleber Rabelo, é necessário que o poder legislativo tenha posicionamento público categórico contrário a isto, tendo em vista que o reajuste, historicamente, não representa melhorias na qualidade do serviço.

     Enquanto a Prefeitura Municipal de Belém (PMB), em parceria com a SETRANSBEL e Autarquia de Mobilidade Urbana de Belém (AMUB) anunciam a chegada de “mais de 80 novos ônibus” para integrar o sistema de transporte coletivo da cidade, arquiteta-se um novo aumento da tarifa de ônibus. Hoje, por exemplo (14/06), acontece reunião do Conselho de Transporte de Belém, órgão que define o reajuste das tarifas. A desculpa é sempre a mesma: o transporte coletivo custa dinheiro e quem paga a conta são os usuários. “Afirmações como essa demonstram claramente a forma como o transporte público é tratado: como mercadoria, e não como direito a ser garantido pelo estado”, afirma o vereador.
Ainda segundo Cleber, o baixo poder aquisitivo da maioria da população de Belém, corroído em mais de 9% pela crescente inflação no município, não suporta um novo reajuste da tarifa.

Dia nacional dos atos contra o aumento da passagem

Vereador e juventude da ANEL da luta contra o aumento da
passagem e em defesa do Passe-Livre!
     O dia 12/06 é o dia nacional dos atos contra o aumento das passagens. Nesse dia, marcado por protestos em todo o país, o vereador aproveita para se solidarizar às lutas da juventude de São Paulo e do Rio de Janeiro e repudiar a ação truculenta da polícia e dos governos.
    
    “Nas campanhas eleitorais ouvimos muitas promessas da grande maioria dos candidatos que sempre dizem resolver os problemas da classe trabalhadora e depois que estão eleitos, governam para os empresários de nosso país. Tem sido assim com o tema do transporte, onde se aumenta o preço das passagens e quando os estudantes vão à rua lutar por seus direitos, são reprimidos duramente pela polícia desses governos.

      Nós nos solidarizamos com a luta dos estudantes de São Paulo, do Rio e de Porto Alegre e repudiamos a atitude truculenta da polícia e do governo do estado que prendeu vários estudantes. Exigimos que o governo liberte os estudantes e exigimos o passe-livre para estudantes e desempregados, pois o aumento da passagem é retirar o direito da classe trabalhadora de ir e vir.
Uma população que vive com um salário apertado, o aumento da passagem é um peso no bolso e na renda familiar”.






Nenhum comentário:

Postar um comentário