sexta-feira, 21 de junho de 2013

Vitórias em São Paulo e Rio de Janeiro abrem o caminho do futuro!

Agora, é preciso unificar a juventude em todo o país.


A juventude brasileira é protagonista de mais um momento histórico. A revogação do aumento das tarifas do transporte coletivo em São Paulo e no Rio de Janeiro, na noite do dia 19 de junho, marcou com uma enorme vitória a onda de protestos que estão contagiando as principais cidades do Brasil. Em mais de dez cidades as passagens já foram reduzidas, consequência das mobilizações de milhares. Os jovens voltam a ocupar o centro da política nacional.

O estopim das manifestações foi o aumento abusivo das tarifas de ônibus, metrô e trem, ao lado da situação caótica do transporte coletivo, cada vez mais caro, lotado e sucateado. Após essa importante vitória, devemos intensificar e massificar os atos de outras cidades, e expandir nossas exigências. A luta continua!


 Não lutamos apenas por vinte centavos, queremos mais!

Queremos a revogação dos aumentos e a redução das tarifas em todo o país. Nada menos que isso. No entanto, é só o começo. Vamos continuar nas ruas pelo passe-livre nacional, para estudantes e desempregados, e pela estatização do transporte coletivo.

Além disso, as manifestações expressam um grande descontentamento de nossa juventude, contra o descaso com a educação, os empregos precarizados, a inflação, o caos dos serviços públicos e a privatização do petróleo, da cultura e das cidades. Enquanto o governo federal de Dilma, apoiado por todos os governos estaduais e municipais, sejam eles da base governista ou da oposição de Direita, destinam milhões dos cofres públicos para a Copa do Mundo, o povo fica de escanteio. Aumentam as remoções de comunidades pobres, a especulação imobiliária e a mercantilização dos espaços públicos.

Nossos atos massivos são um grito dos jovens indignados, que estão tomando as avenidas do país em luta por seus direitos, em busca de um novo futuro. A juventude que luta e sonha acordou, saiu do Facebook e foi ocupar as cidades. Para seguir lutando, contamos com a justeza de nossas revindicações, o apoio massivo da população e com o exemplo dos estudantes e jovens que enfrentam ditaduras, governantes e grandes empresários em todo o mundo. A Turquia é aqui!

Plenária Nacional de Lutas: é hora de organizar a juventude brasileira


Diante de um processo tão rico, de dimensões históricas ainda não mensuráveis, é fundamental construirmos ações comuns entre os lutadores. Temos a oportunidade de fortalecer o movimento estudantil. É hora de aproveitarmos que a juventude brasileira acordou para impulsionarmos o processo de nacionalização e unificação dos protestos em todo o país, articulando iniciativas e compartilhando experiências.
Nenhum movimento isolado, muito menos um coletivo apenas, pode coordenar ações unitárias, que levem o movimento estudantil e setores mais amplos da juventude a continuarem mobilizados.
Em meio à maior revolta estudantil e popular das últimas décadas, o total atrelamento da UNE ao poder e seu compromisso com a governabilidade da presidente Dilma impedem que a velha entidade possa organizar a juventude brasileira. É preciso, portanto, criar espaços democráticos de unidade, com todos os setores que estejam dispostos.

A ANEL está a serviço dessa tarefa. Por isso, fazemos um chamado à Oposição de Esquerda da UNE e ao MPL para a construção de uma Plenária Nacional unitária, no início do mês de julho, com o objetivo de debatermos os próximos passos das lutas da juventude brasileira e votarmos um calendário de atividades e atos.

Seguiremos lutando por nossa unificação, em busca de colocar o movimento estudantil na vanguarda dos novos acontecimentos. Aguardamos nossos aliados. Não podemos perder tempo… É hora de abrir caminho ao futuro!


Fonte: ANEL On-Line 
Postado: 20/06/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário