segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Greve dos (as) trabalhadores em educação de Belém: Zenaldo falta com a verdade através de nota na imprensa para a população.



No último dia 31/08 através dos principais meios de comunicação da cidade, o prefeito Zenaldo Coutinho, em nota, tenta desmoralizar a greve dos trabalhadores em educação da rede municipal de ensino caracterizando o movimento como "desnecessário" e apresentando uma realidade da situação da educação em nosso município que no mínimo, podemos dizer, tenta  menosprezar a capacidade crítica da população e dos profissionais que estudam e trabalham nas escolas públicas.

Na tentativa de jogar a população contra a luta dos (as) trabalhadores o governo repassa informações deturpadas como é o caso do valor do salário do grupo do magistério (professores) afirmando que paga um valor superior ao piso salarial nacional. Afirma ainda que seu governo está melhorando a situação das escolas e que está aberto ao diálogo.


A nota do prefeito Zenaldo, não passa de uma falácia. A verdade está naquilo que os trabalhadores estão dizendo desde o primeiro semestre, inclusive nas várias audiências com o próprio prefeito e secretária de educação.

O governo está incluindo  gratificações e vantagens ao salário base para se chegar ao valor do piso ou até ultrapassá-lo o que é, inconstitucional como julgou o Supremo Tribunal Federal (STF). A verdade é que os professores estão com uma perda de 15,5% em seus vencimentos por conta dessa manobra feita pelo governo. 

Estivemos visitando algumas escolas e podemos constatar, ao contrário do que diz a nota, a piora do estado físico dos prédios aonde funcionam as escolas. Infiltrações, calor , banheiros quebrados, e escolas com reformas paradas a quase dois(2) anos e com funcionamento precário em igrejas, esta é a realidade que convivem hoje estudantes e profissionais.

O valor do vale alimentação congelado a quatro (4) anos dos profissionais contrasta com o valor pago aos vereadores e que Zenaldo se recusa a reverter.

O diálogo a que se refere a nota não passa de uma propaganda enganosa deste governo. O prefeito através de seus representantes nas escolas, a partir da decisão da greve, passou a intimidar servidores em geral e, principalmente, aqueles recém chegados ao quadro e que estão em estágio probatório através de mensagens e reuniões com pautas ameaçadoras. 

 Nosso mandato está a disposição da luta desses trabalhadores e vamos exigir do prefeito Zenaldo Coutinho respostas às reivindicações, assim como, vamos denunciar toda forma de intimidação dirigida aos trabalhadores em greve.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário