sexta-feira, 20 de setembro de 2013

TODO APOIO ÀS GREVES NO MUNICÍPIO DE BELÉM! TRABALHADOR QUE LUTA VALE MAIS!


Na manhã desta sexta-feira (20), o vereador Cleber Rabelo (PSTU) esteve apoiando e prestando sua solidariedade as lutas das diversas categorias em greve no município de Belém. Logo cedo o vereador esteve na greve dos trabalhadores bancários que se concentrou em frente ao Banco da Amazônia, Av. Pres. Vargas, para o parlamentar as jornadas de junho que levou milhares de pessoas as ruas para protestarem por melhores condições de saúde, mais investimentos em educação, saneamento, segurança, etc. Mostrou que é possível conquistar vitórias e que a classe trabalhadores unida pode sim mudar sua condição de vida. Segundo Cleber é totalmente recusável a proposta da FENABAN de colocar na mesa de negociação somente 6,1% de reajuste. 

“Nós precisamos unificar as lutas, unificar todos os trabalhadores bancários pra mostrar pros patrões que quem produz o lucro deles somos nós. Não podemos aceitar os salários baixos, precarização, assédio moral e não valorização do servidores. [...] é preciso denunciar também que assim como o PSDB tem uma política de privatização aqui no estado aonde a gente se pagando a conta, o governo federal se esconde atrás da FENABAN e não negocia a política de reajuste dos bancos públicos. Por que o patrão dos trabalhadores dos bancos públicos é sim o governo e por tanto deveriam negociar e não se esconder atrás da FENABAN que é controlada pelos bancos privados e todos mundo fica refém desses grandes empresários...” – afirmou o vereador.

Às 9h00, Cleber Rabelo seguiu para a Praça Batista Campos aonde estavam concentrados os trabalhadores e trabalhadoras Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias (ACS / SCE). A categoria que está em greve pelo oitavo dia consecutivo aguardava em frente ao Ministério Público do Trabalho, uma audiência de conciliação entre a promotoria, sindicato, trabalhadores de base e a prefeitura de Belém.

“A luta de hoje é muito importante, nós estamos aqui para pressionar para que o Ministério Público do Trabalho interceda por nós e force com que a prefeitura assine um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) se comprometendo em atender as reivindicações dos trabalhadores, que muitas das vezes não possuem material de trabalhado, EPI’s, muitos tem que comprar do seu próprio dinheiro uma camisa para confeccionar e usar como uniforme de trabalho, botas e etc. Muitas das vezes o protetor solar, quando tem, não é o fator necessário para proteger os agentes de comunitários que andam o dia todo no sol, de casa em casa para atender e verificar as necessidades de saúde de cada família. A atenção à saúde básica é fundamental para melhorias das condições de vida de toda a população e por tanto merece ser tratada com respeito” – argumentou Rabelo.


Já no final da manhã o vereador esteve com os jornalistas em frente ao Diário do Pará. A categoria que oficialmente entrou em greve nesta sexta-feira ao meio dia, já está em mobilização para a campanha salarial desde Abril quando venceu a data base da categoria e até então não tinha nenhuma contra proposta de negociação por parte da patronal.

Cleber Rabelo esteve reunindo com as lideranças e colocou seu mandato a disposição da greve. Na manhã de ontem durante a sessão especial convocada para discutir a situação dos jornalistas no Pará, o vereador se comprometeu em participar da frente mista composta por parlamentares, Ministério Público Estadual, OAB e o SINJOR para viabilizar uma negociação e verificar as condições de trabalho em cada redação.


Leia também: 

Jornalistas do Diário do Pará entrem em Greve


Entrevista com Leonardo Fernandes, jornalista demitido do Diário do Pará


Vereador Cleber denúncia irregularidades no jornal dos Barbalhos


Solidariedade aos jornalistas de Belém: Trabalhador Vale Mais



Nenhum comentário:

Postar um comentário