quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Violência à mulher: machismo e capitalismo caminham de mãos dadas

O dia 25 de novembro marca a luta contra a violência à mulher em nível internacional. O vereador Cleber Rabelo e a militância do PSTU estiveram presentes em um ato público, no movimenta bairro de São Brás, junto de diversos movimentos de mulheres, para dizer um grande “basta” à violência machista. 

Muitas reivindicações foram feitas durante o ato, tanto aos governos municipal e estadual, quanto ao governo federal. Isso porque, segundo a integrante do Movimento Mulheres em Luta, Gizelle Freitas, os altos índices da violência contra as mulheres também são responsabilidade da falta de investimentos desses governos em políticas públicas para o setor. “O que explica o fato de a cada uma hora e meia uma mulher ser assassinada? Ou o Brasil ocupar a 7° posição entre 80 países em relação aos índices de feminicídio (termo usado para se referir ao assassinato de mulheres)? O Governo Federal parece tapar os olhos para esses crimes!”.
Para ela, a falta de punição e de investimentos na Lei Maria da Penha também são fatores fundamentais para o aumento da violência, já que mesmo sendo uma conquista dos movimentos de mulheres, em quase nada contribuiu para alterar a realidade das mulheres. “Faltam casas abrigo e delegacias especializadas e, enquanto isso, o governo federal, que tem uma mulher à frente, corta cada vez mais investimentos  do programa de combate à violência e isso prova que Dilma não governa para as mulheres pobres e trabalhadoras, que são as que mais precisam”, afirmou.  
Pará é o quarto estado mais violento contra mulheres


Infelizmente, o Pará segue a mesma lógica do Brasil, onde a violência aumenta, e hoje é um dos estados mais violentos contra a mulher. Dados da própria Secretaria de Segurança Pública mostra que o estado está entre os 4 primeiros em homicídios de mulheres. Só em 2012 foram 6.207 registros nas delegacias especializadas na região metropolitana. Destas denúncias, apenas 275 resultaram em prisão dos culpados, ou seja, menos de 5% do total.
Enquanto os casos de estupro no Brasil aumentaram em 18%, no Pará eles cresceram 162%. Os casos saltaram de 713 estupros em 2011 para 1908 em 2012. Uma taxa de 24 estupros a cada 100 mil mulheres ou 5 casos por dia.

De acordo com o vereador Cleber Rabelo (PSTU), os dados alarmantes  refletem o caos de uma sociedade doente que necessita ser superada.  Para ele, a luta contra o machismo anda de mãos dadas com a luta pela destruição do capitalismo. “O capitalismo utiliza essa ideologia nefasta que é o machismo para explorar ainda mais as mulheres de nossa classe. É preciso que lutemos por uma sociedade onde mulheres e homens trabalhadores possam exercer uma liberdade plena. Neste dia 25 de novembro, devemos reforçar a luta pela construção de uma sociedade socialista!", disse.
Exigimos que o governo Jatene (PSDB) e as prefeituras apliquem a Lei Maria da Penha no estado e que o governo Dilma (PT) garanta os investimentos para a ampliação da lei. Queremos a garantia de delegacias especializadas às mulheres em todos os municípios, casas abrigo que recebam com dignidade as vítimas de violência e seus filhos e principalmente aumento dos investimentos para o combate efetivo às agressões, estupros e homicídios às mulheres.


Por uma sociedade sem violência à mulher!  
Por uma sociedade socialista! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário