sábado, 25 de janeiro de 2014

Rolezinho não é crime. Chega de racismo e repressão!

Estamos assistindo neste início de ano a um show de racismo e discriminação. Os rolezinhos, que começaram sendo apenas um encontro de jovens da periferia nos shopping centres, viraram caso de polícia. Meninos sendo reprimidos com chutes, cassetetes e muita violência apenas por terem ido dar um "rolê". Mas isso foi assim por conta de sua cor e de sua origem. Pois estes lugares, apesar de públicos, não são feitos para os negros da periferia da cidades, que são facilmente confundidos com marginais e hostilizados por sua condição social.
A repressão aos rolezinhos deixou evidente que no Brasil existe racismo sim e que a polícia mais uma vez serve para manter a ordem dos poderosos. Nos fez lembrar também as jornadas de junho do ano passado, quando uma atitude extremamente violenta da polícia de São Paulo fez explodir as manifestações por todos o pais. Da mesma forma agora, os protestos a favor dos rolezinhos se estenderam por diversas cidades, inclusive Belém. O evento na capital paraense está marcado para às 16h de hoje (25/01), em um dos maiores shopping centers da cidade, o Boulevard Shopping, e já tem mais de 800 confirmações.
Isso mostra que os jovens e trabalhadores não estão mais dispostos a aceitar tudo. O racismo, a inflação, o caos social nas cidades, tudo e motivo para lutar. E em um ano de copa do mundo, não podemos aceitar que bilhões sejam gastos com os estádios e não exista dinheiro para a educação, saúde ou lazer da juventude.
Em Belém, nem jogos da copa vamos ter. Se quisermos assistir a um deles, além de pagar os ingressos caríssimos, ainda teremos que bancar os absurdos valores das passagens aéreas, que querem lucrar mais do que nunca este ano.
Por isso exigimos:
CHEGA DE REPRESSÃO AOS ROLEZINHOS! PELO DIREITO DA JUVENTUDE
NEGRA AO LAZER E AO LIVRE ACESSO EM TODOS OS ESPAÇOS!
CHEGA DE DINHEIRO PARA A COPA E AS GRANDES EMPRESAS,
QUEREMOS DINHEIRO PARA A SAÚDE, EDUCAÇÃO,
MORADIA E TRANSPORTE PÚBLICO

Nenhum comentário:

Postar um comentário