segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Todo o apoio à greve dos trabalhadores da CELPA!

O Grupo Equatorial, que comprou a Celpa do Grupo Rede em 2012 pela bagatela de R$ 1,00, após concordata, resolveu começar o ano com ameaça de novas demissões após o vencimento do Acordo Coletivo de Trabalho celebrado entre empresa e sindicato, que encerrou em 31/01/2014 e que previa estabilidade no emprego até esta data.
Foto: arquivo
Se compararmos com o período anterior à aquisição da empresa pelo grupo equatorial, vemos que as demissões fazem parte da política de reestruturação da empresa, pois antes do controle da Equatorial a Celpa contava em seus quadros com 2130 funcionários e hoje tem apenas 1822.
A greve dos trabalhadores se dá contra a política de enxugamento de pessoal da Celpa, que prevê "turnover" (demissões temporárias) no percentual de 1,5% do pessoal por mês, o que daria atualmente cerca de 27 demitidos por mês, e por melhores condições de trabalho e salários.
A crise da Celpa é resultado da privatização feita pelo PSDB no final da década de 90. Nada melhorou. O serviço piorou, a tarifa subiu muito acima da inflação e os trabalhadores vem sendo cada vez mais atacados em seus direitos.
É fundamental neste momento toda a solidariedade com os trabalhadores em greve para que conquistem suas reivindicações e para que a sociedade retome a luta pela reestatização.

Cleber Rabelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário