quinta-feira, 8 de maio de 2014

Dia das Mães: Cleber homenageia ativista do Movimento do Popular

A Câmara Municipal de Belém realizou na manhã desta quinta-feira dia 08, uma sessão solene em homenagem ao Dia das Mães. Na solenidade, foi conferida a medalha Cordolina Fonteles, instituída pela Câmara Municipal de Belém. A honraria homenageia mulheres que se destacaram na luta pelos direitos humanos, na defesa da sociedade, da honestidade, do menor abandonado e principalmente em defesa dos menos favorecidos. Dentre as homenageadas do dia, por indicação do vereador Cleber Rabelo (PSTU), foi a líder comunitária, mãe, negra e trabalhadora Maria de Fátima Aguiar (Fafá)

Fafá, como é conhecida, uma importante lutadora do Movimento Popular de nosso município, fez parte do Conselho da Terra fundado em 1989, e foi uma das que esteve na linha de frente pela luta das terras que pertenciam a Universidade Federal do Pará- UFPA, quando ainda era representante do Centro Comunitário Bom Jesus no bairro da Terra Firme. As terras da UFPA foram alienadas em 1991 e se tornaram uma grande conquista para o movimento popular.

Na Terra Firme, sempre esteve na linha de frente das mobilizações por moradia, transporte, educação, saúde, saneamento e contra a violência. Mesmo com todas essas demandas, sempre teve disposição para estar nas lutas de outras categorias, como os operários da construção civil, por exemplo, assim como, nas lutas que ocorrem no estado, no país e no mundo, por entender a importância da solidariedade de classe e de que esta é internacional.
Mulher, negra, trabalhadora, mãe quatro filhos que criou sozinha, fez da luta uma das formas de sobreviver a toda opressão e exploração existente no sistema capitalista. Militante da convergência socialista, lutou contra a ditadura militar, e nesse ano em que o PSTU completa 20 anos é uma das que podem afirmar que só a luta muda a vida. “Os proletários nada têm a perder exceto seus grilhões. Têm um mundo a ganhar. Proletários de todos os países, uni-vos!" (Marx e Engels)



Confira o pronunciamento do vereador Cleber Rabelo, durante a homenagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário