segunda-feira, 2 de junho de 2014

Em defesa da gestão democrática nas escolas de Belém

O vereador Cleber Rabelo (PSTU) deu entrada, na manhã de hoje (02),em projeto de lei que institui eleições diretas para os cargos de diretor e vice-diretor nas unidades de ensino da rede municipal de educação.
Ainda sem data para ser votado, o projeto pretende avançar na consolidação da gestão democrática nas escolas. "Essa é uma reivindicação histórica dos educadores de Belém e faz parte da luta pela democratização das escolas, pois faz com que os cargos possam ser controlados pela comunidade escolar, e não por imposições ou indicações políticas", afirma.  

Segundo o vereador, o que acontece atualmente na nomeação da direção das escolas são indicações políticas. Dessa forma, os cargos de confiança são sempre ocupados por funcionários indicados pelo secretário de educação ou até pelo prefeito. "Além do autoritatismo denunciado várias vezes pelos professores, os interesses da comunidade acadêmica são prejudicados pelo atrelamento político dos cargos".
As eleições diretas também fazem parte das reivindicações da greve iniciada pelos professores, no último dia 26 de maio. "Ainda queremos apresentar e discutir o projeto de lei com a categoria, mas achamos importante tomar a iniciativa para fortalecer a luta por uma educação pública de qualidade", disse Rabelo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário