segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Fiscalização surpresa nos serviços públicos de Belém



O vereador Cleber Rabelo (PSTU), realizou uma fiscalização na Unidade Municipal de Saúde da Terra Firme, na última quinta-feira, 20, para detectar a qualidade dos serviços prestados à população e as necessidades para o bom funcionamento do posto.

Um dos problemas detectados é o grave problema no tempo de marcação e realização das consultas. Em entrevista, a Sr.ª Tereza Batista, costureira, 55 anos e moradora do bairro, afirma que foi se consultar em maio e só conseguiu retorno para novembro no último dia 20. Ela faz acompanhamento de hipertensão. O mesmo aconteceu com a Sr.ª Izabel Maria, de 90 anos, aposentada. Ela afirma que se consultou em fevereiro e só conseguiu consulta para novembro, no mesmo dia.  Ela faz controle de diabetes e hipertensão.

Segundo a secretária da UMS, lá só tem 3 clínicos gerais (para ela este é o principal problema), sendo um do Ministério da Saúde (e já vai sair de lá), outro que um atende somente os pacientes matriculados nos 8 programas da UMS (hipertensão, pediatria, saúde mental, ginecologia, etc.) e outro atende à demanda espontânea.

Para conseguir um atendimento na demanda espontânea só madrugando na fila.

A desempregada Thais Lima de 37 anos levou sua filha de 15 ano com febre alta e dores para o Pronto-Socorro do Guamá. Lá mandaram elas de volta para a UMS da Terra Firme, mas ainda não tinha esperanças se iria conseguir atendimento, pois a agenda do clínico geral estava lotada (são 20 consultas por dia). Ela estava rezando por uma desistência para pode ser encaixada. Uma paciente também reclamou que é muito difícil conseguir atendimento com o ginecologista (só tem 1).


Falta de infraestrutura adequada

Logo na entrada da unidade, o vereador e sua equipe detectou um problema importante, apesar da unidade ter sido reformada a pouco tempo, em apenas alguns minutos o calor já se torna insuportável. Não há condicionadores de ar, nem ventiladores. Outro agravante também identificado é o não funcionamento dos bebedouros. Os pacientes ficam horas a fio, passando mal, e sem poder beber água. Outra denúncia apurada foi a falta da sala de curativos uma vez que o programa Família Saudável passou a funcionar no local.

Medicamentos e superpopulação

Na farmácia, há relatos de servidores e usuários que constantemente faltam antibióticos e antitérmicos. Além disso a secretaria do posto destacou que piorou muito o atendimento depois que a Unidade da Estratégia Saúde da Família (ESF) localizada em uma rua próxima ao posto, entrou em reforma há 2 anos e nunca concluiu a reforma, De acordo com a secretaria houve um aumento enorme da demanda. A demanda vinda até de outros bairros como Canudos, Curió e parte do Marco.



Relatório cobra soluções da SESMA


Ainda na manhã desta segunda-feira a equipe do mandato, entregará um relatório das situações apresentadas ao Prefeito de Belém e ao Secretário Municipal de Saúde, no sentido de checar e resolver as demandas dos usuários e servidores. Afim de que o município cumpra com suas responsabilidades constitucionais de garantir saúde pública, gratuita e de qualidade para a população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário