terça-feira, 26 de maio de 2015

Trabalhadores de supermercado protestam em frente à Câmara Municipal

Trabalhadores do comércio realizaram um ato, na manhã de hoje (26), em frente à Câmara Municipal. Eles são contra o projeto de lei aprovado no último dia 19, que estende o horário de funcionamento dos supermercados nos domingos e feriados. Com cartazes e carro de som, os trabalhadores denunciaram os vereadores que votaram a favor do projeto de autoria de Victor Cunha (PTB) e cobraram explicações. 
Na prática, o projeto tira a autonomia dos acordos coletivos, já que retira o sindicato das negociações e deixa os empresários do setor livres para pôr em funcionamento longas jornadas de trabalho, além de um grau maior de exploração. 

Requerimento do Dr. Chiquinho (PSOL) vai na contramão dos direitos dos trabalhadores
 
Na contramão dos direitos dos trabalhadores, o vereador do PSOL, Francisco Almeida – conhecido como Dr. Chiquinho - apresentou um requerimento de repúdio ao presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), que representa a categoria dos trabalhadores dos supermercados, José Francisco. 
O vereador, que votou a favor do projeto que estende o horário de funcionamento dos supermercados, ainda quer reparação na justiça por danos morais, já que seu nome foi citado em um panfleto da categoria ao lado de outros vereadores como “traidor”. 
“Apesar das diferenças políticas que tenho com José Francisco, me recuso a votar a favor do requerimento do vereador Chiquinho (PSOL). O que os vereadores fizeram ao votar favoravelmente ao projeto é escravizar os trabalhadores dos supermercados. Isso, sim, merece voto de repúdio”, disse o vereador Cleber Rabelo (PSTU).

Nenhum comentário:

Postar um comentário