terça-feira, 23 de junho de 2015

A favor da saúde pública, contra as perseguições!

Cabelinho de Fogo em sua bike-som
Na Unidade de Saúde da Família do Riacho Doce não há quem não conheça o “doutor Antônio”. Apesar de trabalhar há 10 anos na unidade e ser bastante querido entre os moradores do bairro, o médico vem sofrendo constantes perseguições que culminaram até em sua demissão. “Ele é o único médico que sempre está aqui e ainda querem mandar ele embora? Não pode!” dizia o “Cabelinho de Fogo” em sua bike-som. Os moradores concordavam. 
A unidade de estratégia da família fica localizada no bairro do Guamá. É um espaço pequeno na Avenida Tucunduba, que mais chama atenção pelo tamanho da fila do que pelo tamanho da estrutura. Ainda assim, atende as comunidades do Riacho Doce, Ji-Paraná e Pantanal. Uma quantidade relativamente grande de pessoas, principalmente levando em consideração a falta de médicos. De acordo com os moradores, apenas um médico é responsável pelo atendimento: o doutor Antônio Vieira Soares Neto, que vem sendo perseguido pela coordenação do Distrito Administrativo do Guamá (DAGUA).  
Bastante querido entre os moradores, nossa equipe pergunta se ele é clínico geral. “Ele é tudo. Pode perguntar para qualquer um que ‘tá’ na fila. A gente aqui sem o doutor Antônio estaria perdido”, disse Madalena, enquanto chegava na fila da unidade de saúde. 
Seu Sebastião confirmou: “Até existem outros médicos. Mas eu moro aqui há 22 anos e sei que, na prática, o único que atende é o doutor Antônio”, disse.   

Demissão e descontos no contracheque 

Antônio Soares explica sua situação para Cleber
A perseguição é tão grande que Antônio Soares chegou a ser demitido. “Quando eu vi, já estava fora do sistema (...) O que eles cometeram foi uma fraude. Disseram que eu faltei os meses de março e abril, quando eu não faltei nem um dia”, denunciou Antônio ainda afirmando que sua produção mensal de atendimento chega a 600 pacientes. “Eles alegam que muitas  famílias não estão cadastradas, mas o que eu posso fazer? Virar as costas? Eu não posso fazer isso”.  A demissão foi revertida, mas ainda assim descontos em seu contracheque continuam acontecendo. 

Todo apoio. Contra as perseguições! 

Cleber deixa seu apoio à comunidade
O mandato do vereador Cleber Rabelo (PSTU) foi até a Unidade de Saúde da Família deixar seu apoio ao médico Antônio Soares,  mas também deixar seu apoio a todas as comunidade que dependem da saúde pública. “Nós sabemos da realidade da saúde pública no nosso município. E sabemos que algumas vezes, as mudanças acontecem mais por esforço de algumas pessoas do que por investimentos dos governantes. É o que acontece aqui. Por isso, nos solidarizamos ao médico Antônio Soares. E vamos lutar junto com esta comunidade para que esta injustiça não vá adiante!”, disse Cleber. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário