quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Inquérito aponta Zenaldo Coutinho como responsável pelo incêndio do PSM da 14

Após mais de 90 dias do incêndio do Hospital Pronto-Socorro Municipal da 14 de Março, foi divulgado inquérito da Promotoria Militar que aponta que o Prefeito Zenaldo Coutinho (PSDB) é sim o principal responsável pelo incêndio e pelas 3 mortes decorrentes do incêndio ocorrido em 25 de junho deste ano em função de ter ignorado as recomendações feitas pela vistoria realizada pelo Corpo de Bombeiros no HPSM da 14 de março em janeiro de 2014.
Lamentavelmente, membros do alto comando do Corpo de Bombeiros Militar atuaram no sentido de tentar livrar a cara do Prefeito (através da omissão de informações e de mentiras em depoimentos) para que este não vire réu por homicídio culposo (sem intenção de matar) em decorrência do fato, o que poderia colocar o Prefeito no xadrez por até 20 anos! 


O fato é que vários documentos, análises técnicas e depoimentos provam que o Prefeito sabia que o HPSM da 14 corria risco de incêndio. Os técnicos da Empresa Persan Engenharia (responsável pela manutenção dos aparelhos de ar-condicionado) declararam que entre 1º de maio e 14 de junho de 2015 eles alertaram por 7 vezes a direção do HPSM sobre a precariedade do sistema elétrico do Hospital, da sobrecarga dos aparelhos de ar-condicionado e do risco de curto-circuito. Além disso, há um parecer do Ministério Público Federal de 2014 que alertava à Prefeitura sobre o risco de incêndio do Hospital e da necessidade de urgentemente serem tomadas medidas em relação à falta de extintores de incêndio, à inadequação das escadas de emergência e à ausência de brigadas de incêndio e defeitos nos hidrantes.  
Tudo indica que esta foi mais uma tragédia anunciada por conta da omissão e da irresponsabilidade do Prefeito. É preciso que seja instaurado imediatamente um Inquérito Civil sobre o incêndio e as mortes dele decorrentes e que todos os culpados sejam severamente punidos, a começar pelos "peixes grandes" da Prefeitura, da direção do HPSM da 14 de março e da alta oficialidade do CBM.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário