quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Dia do professor é dia de luta!

No dia 15 de outubro se comemora o Dia do Professor. Por todo o país, muitas homenagens são feitas aqueles que dedicam suas vidas ao ensino de crianças, jovens e adultos. Mas as homenagens, apesar de merecidas, não podem esquecer a triste realidade em que estes trabalhadores são submetidos diariamente. 
O colapso da educação é um fenômeno nacional. Investe-se pouco em educação pública no Brasil, há grande incentivo ao setor privado e as políticas educacionais, via de regra, não são definidas no chão da escola e sim por organismos internacionais, como o Banco Mundial, o que faz com que a política educacional esteja a serviço dos interesses do grande capital e não da emancipação humana. 
No Pará, esta realidade ganha índices cada vez mais preocupantes. O estado possui a pior educação do Brasil, segundo o Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB). Mas a precariedade acompanha as demais cidades da Região Metropolitana: Belém é a pior entre todas as capitais brasileiras, com nota 3,5. 
Não bastasse isso, os governos ainda ajudam a agravar uma situação que já é precária. Os professores do estado, por exemplo, têm que lidar os cortes nos salários promovidos por Jatene (PSDB). 
Enquanto o governador promove um calote nos professores, quer destinar milhões ao setor privado, por meio de contratos para ministrar cursos de inglês e reforço escolar para estudantes dos ensinos fundamental e médio. A educação municipal também sofre um verdadeiro colapso, com as escolas caindo na cabeça de professores e estudantes, enquanto as reformas prometidas pelo prefeito Zenaldo Coutinho (PSDB) não saem do papel. 
Por isso, é preciso fortalecer a luta dos professores por valorização, por melhores condições de trabalho e de salário. Neste 15 de outubro, a maior homenagem aos nossos professores deve ser a luta em defesa da educação pública de qualidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário